pesquisa, registro e inventário do patrimônio cultural brasileiro – teatro de bonecos

renatoperre&angelovanhoni_foto_gilsoncamargo_abraceoboneco_curitibadezembro2009web
Renato Perré,
presidente da ABTB (Associação Brasileira de Teatro de Bonecos), entregou ao deputado Angelo Vanhoni, em nome dos integrantes do III Abrace o Boneco Brasil, em Curitiba, os resultados dos encontros para registro do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, que aconteceram com recursos de emenda parlamentar de sua autoria, e duas novas propostas a serem levadas para o Câmara Federal: A instituição do Dia Nacional do Teatro de Bonecos e uma nova emenda orçamentária para implantação dos Centros de Referência de Teatro de Bonecos nas cinco regiões do país.

Curitiba sediou o III Abrace o Boneco Brasil, do dia 30 de novembro a 06 de dezembro, reunindo artistas do teatro de bonecos de todo o país. Além da troca de experiências, apresentações culturais, o encontro propiciou momentos de debate e reflexão sobre a valorização do Teatro de Bonecos como patrimônio cultural brasileiro. No dia 04 de dezembro, aconteceu o debate no Teatro de Bonecos Dr. Botica, sobre Registro do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste: Mamulengo, Babau, João Redondo e Cassimiro.

renatoperre&angelovanhoni_foto_gilsoncamargo_abraceoboneco_curitibadezembro2009web4

Claudia Vasquez, técnica do Departamento de Patrimônio Imaterial do IPHAN, explicou como acontece o registro de um bem cultural como patrimônio – desde o pedido pela comunidade até a pesquisa, registro e o inventário. Enfatizou que todo o processo de registro e criação de um projeto de salvaguarda, como no caso do Teatro de Bonecos, é feito pela base social, ou seja, com a concordância dos envolvidos no processo e principalmente com o envolvimento da comunidade. Em maio de 2009, o IPHAN acatou o pedido proposto pela Associação Brasileira de Teatro de Bonecos – ABTB,  em realizar  o Registro do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste como patrimônio cultural do Brasil, levando à  criação de um plano de salvaguarda desta expressão cultural. A primeira etapa de registro já foi concluída através da realização de dois encontros dos mestres brincantes da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

renatoperre&angelovanhoni_foto_gilsoncamargo_abraceoboneco_curitibadezembro2009web2
Os resultados desta primeira fase foram apresentados através de imagens e dos relatos das pesquisadoras Amanda Viana (PB), e Maria das Graças Cavalcanti (RN).

O III Abrace o Boneco Brasil é uma iniciativa da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos em parceria com a Associação Paranaense de Teatro de Bonecos e apoio cultural das seguintes instituições: Funarte/Minc, Fundação Cultural de Curitiba, Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e Universidade Federal do Paraná.

link para a página abraceoboneco.blogspot.com
link para a página do projeto mamulengopatrimonio

mamulengo_foto_gilsoncamargo2009
Bonecos artesanais da tradição bonequeira do Nordeste – acervo Renato Perré.

Fotos: Gilson Camargo

3 Trackbacks

  1. […] pesquisa, registro e inventário do patrimônio cultural brasileiro – teatro de bonecos Por vanhoni Leave a Comment Categorias: Uncategorized Tags: teatro de bonecos O conteudo deste post encontra-se em http://www.vanhoni.com.br/2009/12/3%C2%BA-abrace-o-boneco-brasil-patrimonio-cultural-brasileiro/ […]

  2. […] pesquisa, registro e inventário do patrimônio cultural brasileiro – teatro de bonecos […]

  3. By acervo de publicações do blog at Angelo Vanhoni on 29 de setembro de 2010 at 17:19

    […] pesquisa, registro e inventário do patrimônio cultural brasileiro – teatro de bonecos […]

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!