abertura das inscrições para o ifet (instituto federal de educação tecnológica) irati / pr

irati_ifet15_10_09_foto_gilsoncamargo8

A cidade de Irati, neste dia do professor, 15/10/2009, deu um passo importante para o seu desenvolvimento educacional e econômico: a abertura do edital para o teste seletivo às 120 vagas oferecidas pelo IFET – Instituto Federal de Educação Tecnológica. Os três primeiros cursos disponibilizados pelo Instituto são: Agroecologia, Informática e Vestuário. Entre as 152 novas escolas técnicas criadas no 2º mandato do Presidente Lula, uma delas é a de Irati.

O processo para a sua instalação começou em 2007, quando o prefeito Sergio Stoklos buscou uma parceria junto a Universidade Federal do Paraná (UFPR) para estruturar cursos profissionalizantes. Através do contato estabelecido com o então reitor da instituição, Carlos Augusto Moreira Júnior, com o diretor da Escola Técnica da UFPR, Alí­pio Santos Leal Neto e com os deputados Angelo Vanhoni e Felipe Lucas, o municí­pio foi incluí­do no projeto do governo federal de expansão do ensino profissionalizante no paí­s.

sergiostoklos_irati_ifet15_10_09_foto_gilsoncamargo1
Sergio Stoklos abriu a solenidade falando também em nome da vice prefeita Marisa Lucas e fez uma saudação especial às crianças e aos professores.

angelovanhoni_irati_ifet15_10_09_foto_gilsoncamargo2

“A cidade de Irati é muito importante para o estado do Paraná. Uma cidade pólo de uma região que precisa de desenvolvimento econômico e precisa de apoio do governo estadual e do governo federal. É neste sentido que temos concentrado nossos esforços.

Quando o governo federal anunciou a criação de 150 escolas técnicas no Brasil e pegamos a lista das cidades que iriam ser contempladas, percebemos que Irati não havia sido incluída. Foi ai que começamos nossa luta junto ao Ministério da Educação para trazer um IFET para cá. A primeira pessoa com quem fomos conversar foi com o Alípio Leal, que na época era reitor da Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná, e depois com outros setores do governo federal e do governo estadual, até chegarmos aqui, no dia de hoje, que culminou, para alegria nossa, na abertura das inscrições numa data muito especial, o Dia do Professor e da Professora.

A partir de hoje a população da cidade poderá se inscrever nos primeiros três cursos técnicos que terão início no mês de março de 2010. Esta data não vai sair da memória da cidade. Já temos aqui a Unicentro, que está com sua estrutura sendo recuperada e agora o IFET, que vai ajudar o jovem a ter uma profissão e entrar no mercado de trabalho. A existencia de um centro tecnológico instalado numa região como esta, que precisa se desenvolver e ajudar a juventude a ter perspectiva de uma educação profissionalizante é de uma importância extraordinária. Mais extraordinário ainda é o impacto que vai trazer no desenvolvimento de Irati.

Aqui perto, na cidade de Pato Branco, muitos pais tinham que mandar seus filhos estudarem em Curitiba ou em Santa Catarina. Há vinte anos atrás foi instalado um CEFET – Centro Federal de Ensino Técnico – e hoje Pato Branco é um pólo de atração de indústrias e uma cidade com grande desenvolvimento econômico. A escola transformou a região. É este caminho que Irati vem perseguindo. O desenvolvimento que falamos é aquele que atinge diretamente a vida das pessoas, e para isso há três setores nos quais que o governo federal está concentrando suas ações. Na saúde, porque sem saúde, nós seres humanos não podemos cumprir com a finalidade da nossa existência. Na geração de emprego, pois sem trabalho, perdemos a dignidade, e na educação, sem a qual não há perspectiva de um futuro melhor.

irati_ifet15_10_09_foto_gilsoncamargo11
Vanhoni e o deputado estadual Felipe Lucas.

Mesmo num cenário de crise, em que países como a Rússia e outros tantos da Europa estão com taxas negativas de crescimento, o Brasil vai crescer um ponto positivo este ano. É o único grande país, junto com a China e a India, que irá crescer em sua economia! Nós batemos o recorde de trabalhadores com carteira assinada, a questão social vem sendo gradualmente resolvida e o paradigma de acesso à educação está se transformando. Há sete anos atrás tinhamos apenas 67 escolas técnicas no Brasil. No primeiro mandato do governo Lula, mais 68 foram criadas. Até 2010 estaremos entregando 152 novas escolas técnicas. E uma delas está aqui, em Irati.

Ontem, na câmara dos deputados, aprovamos um projeto que tem um alcance enorme para mudar o perfil da nossa sociedade: o Vale Cultura, que será um cartão magnético no valor de 50 Reais para ser gasto exclusivamente em cultura. Pela primeira vez em nossa história o governo criou um instrumento que visa garantir o acesso aos bens culturais para que pelo menos uma ou duas vezes por mês o trabalhador possa ir ao teatro, ao cinema, comprar um novo livro e ter esse direito assegurado independente de suas outras despesas. Nós aprovamos também, neste mesmo projeto, que sejam incluídos os funcionários públicos entre os beneficiados, porque estamos pensando nos 2 milhões e 500 mil professores que temos no Brasil. É um investimento na atualização cultural do professor e assim ele poderá fazer o mesmo com os seus alunos. Temos que incentivar nossos professores que são a força propulsora do desenvolvimento cultural do país, para que eles possam acompanhar a produção simbólica contemporânea e integrar estes conteúdos em suas reflexões.

Por último, quero destacar duas pessoas que tiveram um papel importante nesta luta pelo IFET aqui em Irati. Em primeiro lugar, o prefeito Sergio Stoklos, por sua responsabilidade sobre a cidade, e o deputado Felipe Lucas. Ele foi incansável para que esse empreendimento educacional se tornasse realidade. Um abraço a vocês e muito obrigado a todos.”

Angelo Vanhoni

irati_ifet15_10_09_foto_gilsoncamargo10
Alípio Santos Leal, reitor do IFET, em sua fala na solenidade realizada em frente a sede da Prefeitura de Irati.

“Estes serão os primeiros de muitos cursos que virão. Não só de nível técnico, mas também de formação inicial continuada para trabalhadores, independentemente do nível de escolaridade e a formação e qualificação dos professores da rede municipal e estadual. Nós vamos fazer o Instituto Federal do Paraná junto com a Prefeitura, representantes da Câmara, Assembléia e do Congresso Federal. Vocês me deram uma surpresa muito grande com esta mobilização toda na cidade. Parabéns e obrigado.”

irati_ifet15_10_09_foto_gilsoncamargo2
O imóvel situado na Vila Matilde, com uma área construída de mais de 1.000 m2, sediará o novo instituto. O projeto de cessão do terreno foi aprovado e autorizado pela Câmara Municipal.

Inscrições e informações no site do Instituto Federal do Paraná.

Fotos: Gilson Camargo

3 Comentários

  1. 21 de outubro de 2009

    onde é a inscrissão para os cursos procurei em vários sites não achei.

  2. vanhoni
    22 de outubro de 2009

    Débora, no site do IFET Paraná você encontra os links e informações para inscrições
    Pode entrar aqui – http://www.ifpr.edu.br/?page_id=1209
    Um abraço e boa sorte.

  3. Rafael
    27 de outubro de 2009

    Deputado

    Gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa, somente através da educação e da cultura é que um país pode crescer, principalmente nas escolas técnicas, onde a mesma gera conhecimento e aperfeiçoamento de mão de obra, atraindo empresas, e automaticamente desenvolvimento econômico,
    Parabéns p vc deputado, ao Prefeito de Irati, Sergio Stoklos, ao deputado Felipe Lucas e a todos de Irati, que entra em uma nova fase.
    Um Abraço

2 Trackbacks

  1. […] abertura das inscrições para o ifet (instituto federal de educação tecnológica) irati / pr Por vanhoni 3 Comentários Categorias: Cidades e Uncategorized Tags: educação, ifet, instituto federal de educação tecnológica, irati, parana O conteúdo deste post encontra-se em http://www.vanhoni.com.br/2009/10/abertura-das-inscricoes-para-o-ifet-instituto-federal-de-educacao-… […]

  2. By informativo – eleições 2010 at Angelo Vanhoni on 22 de julho de 2010 at 13:54

    […] para Abertura das inscrições para o Ifet Irati/PR, em […]

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!