01/05/10 – dia do trabalho – praça 29 de julho – paranaguá/pr

diadotrabalho_foto_gilsoncamargo_01_05_10paranagua1

A solenidade de abertura das comemorações contou com as presenças do prefeito José Baka Filho, da primeira dama, Jozaine Baka, do secretário municipal do trabalho, Ubirajara Maristany, do deputado federal Angelo Vanhoni (foto), do pároco Frei Messias, do pastor José Reinaldo Fernandes, do professor Valter César, presidente da Fundação Força Trabalhista do Paraná (Fotrapar) entre outros secretários municipais e autoridades.

diadotrabalho_foto_gilsoncamargo_01_05_10paranagua3

Em discurso durante café da manhã servido aos trabalhadores na Praça 29 de Julho, em comemoração ao Dia Internacional do Trabalho, em Paranaguá, o deputado federal Angelo Vanhoni fez menção a um fato que coloca um grande trabalhador brasileiro em evidência internacional: “Nesta semana, uma revista americana, a Revista Time, publicou uma lista dos 25 líderes mais influentes do mundo. Entre estes vinte e cinco, está o nosso presidente Luis Inácio Lula da Silva. Todo mundo sabe aqui a história do presidente Lula que, de família pobre, veio do sertão nordestino buscar uma vida melhor na cidade grande; a história de milhares de trabalhadores e trabalhadoras que assim como ele, buscam uma vida melhor. E a vida dos brasileiros e das brasileiras está melhorando. Segundo dados do IBGE, nestes oito anos, mais de 20 milhões de pessoas ascenderam das classes D e C para a B. Além disso, o Ministério do Trabalho calcula que 2,5 milhões de novos postos de trabalho serão criados este ano, um número recorde na história do Brasil e que representa ocupação para mais de 14 milhões de brasileiros em 8 anos. Isto significa que os trabalhadores estão alcançando vida mais digna, estão melhorando suas casas e seus filhos estão tendo melhores condições de vida. Um caminho que nos conduz para uma melhor distribuição de renda.”

diadotrabalho_foto_gilsoncamargo_01_05_10paranagua4

Na semana que antecedeu a data, a Secretaria Municipal do Trabalho de Paranaguá em parceria com Fundação Força Trabalhista do Paraná (Fotrapar), realizou uma série de atividades na 1º Semana Municipal de Segurança e Saúde no Trabalho (SEMPAT), que teve como principal objetivo dar formação através de palestras e campanhas de conscientização sobre acidentes no trabalho.

diadotrabalho_foto_gilsoncamargo_01_05_10paranagua11

Além da formação, na opinião do professor Valter César, presidente da Fotrapar, a SEMPAT serviu para que a prefeitura esteja informada quanto as condições de trabalho ofertadas aos trabalhadores. “Destaco a importante iniciativa do prefeito Baka Filho ao criar o Conselho Municipal de Segurança e Saúde do Trabalhador, um instrumento de diálogo e mediação para que as nossas metas sejam alcançadas, principalmente a de minimizar problemas envolvendo acidentes e mortes de trabalhadores no local de trabalho.” A partir de janeiro, entraram em vigor as novas as regras do Fator Acidentário de Prevenção (FAP), usado no cálculo da contribuição paga pelas empresas para o Seguro Acidente de Trabalho (SAT). A empresa que apresentar redução em acidentes de trabalho poderá abater até 50% do valor devido e a que tiver grande número de acidentes  pagará um adicional de até 75%. Levantamento do Ministério da Previdência Social aponta que 952.561 empresas terão de contribuir com o seguro em 2010. Desse total, 92% terão bônus com a aplicação do FAP e 7,62% pagarão acréscimo. As alíquotas pagas são de 1%, 2% ou 3%, conforme o risco de acidentes da atividade e incidem sobre a folha salarial.

diadotrabalho_foto_gilsoncamargo_01_05_10paranagua9

O prefeito Baka, em seu discurso, destacou os avanços que conseguiu junto aos funcionários públicos municipais, como a definição de data-base para o mês de maio. “Fizemos questão de fazer com que o trabalhador tivesse reposição salarial. Temos que refletir todas essas conquistas. No dia de hoje quero fazer a minha saudação, as minhas homenagens aos trabalhadores e trabalhadoras parnanguaras, a vocês que tem ajudado a construir essa cidade que é berço do Paraná. Temos muito o que celebrar neste dia. Felicidades a todos e viva o trabalhador!”

diadotrabalho_foto_gilsoncamargo_01_05_10paranagua15

A primeira premiada no sorteio realizado logo após a abertura do evento foi a jovem Adriana Cunha Ramos, que estava acompanhando a Festa do Trabalhador com a mãe, Nilza Balduíno. Elas são moradoras do bairro Jardim Figueira.

Fotos: Gilson Camargo

1 Comentário

  1. anonimo
    4 de maio de 2010

    Foi o pior evento mal organizado o cafe so foi servido para os trabalhadores de rua ou os moradores de rua estes se encontravam em massa,o deputado não queime seu filme no lados dessas pessoas,porque ele já tem candidato a Deputada Federal a Jozaine Baka.
    Vanhoni esse prefeito tem duas caras,não reconhesse o tanto que voce fez por ele trouxe verba,e agora ele esta mostrando quanto grato ele é.

Publicar um comentário

Seu e-mail nunca será publicado. Campos com * são obrigatórios

*
*

Preencha os campos corretamente!